Página:Estudos hematologicos no impaludismo.pdf/27

Wikisource, a biblioteca livre
— 26 —

segmentadas na peripheria, o que é contrario ao estabelecido.

Aos partidarios da pluralidade do hematozoario não importa isso em argumento contra a theoria delles, porquanto, para salvaguardal-a em tal emergencia, crearam a infecção mixta.

Não podemos, porém, comprehender a infecção de um organismo por duas especies parasitarias diversas, ambas pathogenicas, com manifestações clinicas de uma dellas sómente, prevalecendo a outra em absoluta latencia, não se exhibindo por nenhuma expressão symptomatica.

A existencia de typos morphologicos differentes, simultaneamente, no sangue de um paludico, significa, a nosso ver, que existem parasitas em gráos diversos de virulencia e nada mais.

Em taes condições, quando o typo parasitario predominante é do impaludismo grave, ter-se á clinicamente uma fórma grave da molestia, benigna no caso contrario.

O illustrado Dr. Fajardo encontrou tambem um caso de febris tropica, com parasitas da terça grave, ao lado de typos morphologicos da terçá benigna.

Admittimos a infecção mixta como resultante da presença de duas variedades e não de duas especies parasitarias.

Julgamos mais logico considerar a diversidade morphologica do parasita uma consequencia do gráo maior ou menor da virulencia delle.

E' a adaptação da fórma á funcção do orgāo, lei geral e dominante em todos os phenomenos biologicos, em todas as manifestações da vida universal.

Entre as bacterias a adaptação morphologica ao gráo de virulencia e de resistencia dellas é muitas vezes verificada.

O streptoceocus, o staphyloccocus, o bacillus de Koch, a bacteridia carbunculosa dão desta verdade amplos exemplos.