Página:Estudos hematologicos no impaludismo.pdf/29

Wikisource, a biblioteca livre
— 28 —

Entre nós, no Hospital da Misericordia, o impaludismo é observado com maior frequencia na estação chuvosa, de janeiro a maio. e são em grande numero os doentes com manifestações graves da molestia, aquelles em cujo sangue é encontrado o typo parasitario da terça grave. Ha, porém, simultaneamente, o apparecimento de casos com os diversos typos morphologicos do hematozoario, não se verificando os dois cyclos evolutivos encontrados na Algeria por Billet.

Ainda mais, observámos multiplos doentes de primeira infecção, ora com o typo parasitario da terçã benigna, ora com o da terçã grave.

A maioria dos doentes que constituem as observações hematologicas deste trabalho, é composta de individuos em cujo sangue encontrámos o typo morphologico do parasita da tropical de Koch, da estivo-outomnal dos italianos ou terçã grave.

São doentes vindos de zonas vizinhas da Capital Federal. Jámais da parte urbana da cidade, onde, se existe impaludismo, é uma raridade clinica.



Vamos agora entrar na descripção systematica do hematozoario de Laveran, estudando os typos morphologicos do parasita, geralmente admittidos. Antes porém, em obediencia ao methodo, refiramos os processos de technica empregados em nossos estudos sobre o parasita.

O sangue era extrahido por puncções da pôlpa digital e estendido em laminas pelo processo de Joncsó e Rosemberger, entre nós introduzido pelo Dr. Gonçalves Cruz e por elle modificado no intuito de evitar accumulação de leucocytos nas extremidades da preparação.