Página:Estudos hematologicos no impaludismo.pdf/6

Wikisource, a biblioteca livre
VALOR DOS ESTUDOS DE HEMATOLOGIA PATHOLOGICA

La théorie et la pratique marchent souvent de pair et quelquefois elles progressent sans se heaticoup préoccuper l'une de l'antre.

E METCHNIKOFF.

O descobrimento da attenuação dos viros e da propriedade vaccinante dos microbios attenuados, representa uma das conquistas mais grandiosas do engenho humano, uma das verdades cujos reflexos têm sido mais intensos sobre o evoluir dos estudos medicos.

Foi o surgir de uma phase luminosa para a medicina pratica o grande feito de Pasteur : marca o inicio de uma éra nova de triumphos : foi a aurora de um dia esplendido na historia da sciencia de Hippocrates.

Era facto de observação banal o estado refractario de muitas especies da escala zoologica para certas infecções. A immunidade natural estava de ha muito no conhecimento dos pesquizadores, sem que, entretanto, o mecanismo della fosse conhecido.

Os trabalhos de Pasteur trouxeram a intervenção preventiva contra a molestia, a possibilidade de immunisar, contra dadas especies morbidas, organismos até então passiveis de serem por ellas attingidos.

Resistencia natural e reacção adquirida tornaram-se verdades scientificas, prevalecendo, porém, obscura a razão de ser dos dois phenomenos vitaes.

Nem bastou, para esclarecel-os, o grande genio de Pasteur. Sua theoria, engenhosa e cheia de logica, ia em breve ser derruida. A nova conquista estava reservada a um outro espirito gigante, a um dos mais sublimes representantes da intelligencia humana.