Página:Estudos hematologicos no impaludismo.pdf/8

Wikisource, a biblioteca livre
— 7 —

controu tenaz resistencia na acceitação scientifica. O grande sabio, porém, não cessou de envidar esforços para impor seu descobrimento, indo de experiencias bem dirigidas a conclusões irrefutaveis, trazendo factos cheios de logica, apresentando argumentos indestructiveis.

A phagocytose triumphou ; a immunidade é funcção de cellulas amiboides, quasi sempre de origem mesodermica, ás quaes está imcumbida, na molestia, a destruição do agente aggressor.

Foi no Congresso Internacional de Medicina, reunido em Paris em 1900, que o grande sabio assistiu à consagração de seu descobrimento genial. E lá estavam Buchner, o creador da theoria humoral e tambem Ehrlich, esse que devia trazer mais tarde interpretações novas aos phenomenos da immunidade, esse a quem são devidas as mais brilhantes acquisições nos estudos de hematologia e de morphologia cellular.

Phagocytos denominou Metchnikoff ás sentinellas da defesa organica, dividindo-os em macrophagos e microphagos.

Eis a origem da proeminencia dos leucocytos, entre os quaes são encontrados os principaes representantes da funcção phagocytaria.


Na vida da economia, normal e pathologica. altamente nobre é o papel dos globulos brancos.

Aqui, no estado hygido, elles concorrem para a manutenção da vida, auxiliando a nutrição dos tecidos, removendo os detrictos do metabolismo organico, agindo sempre activamente.

Seja agora o organismo invadido por uma causa morbida e seja ella o microbio : reagirá de modo come na reacção envolvem-se os leucocytos, variando em numero e especie, emigrando, quasi sempre, para os pontos onde o perigo, dando combate ao