Ir para o conteúdo

Página:Euclides da Cunha - Os Sertões (1902).pdf/612

Wikisource, a biblioteca livre
— 586 —

Rectificara-se de subito a envergadura abatida do negro aprumando-se, vertical e rigida, numa bella attitude singularmente altiva. A cabeça firmou-se-lhe sobre os hombros, que se retrahiram dilatando o peito, alçada num gesto desafiador de sobranceria fidalga, e o olhar, num lampejo varonil, illuminou-lhe a fronte.

Seguiu impassivel e firme; mudo, a face immovel, a musculatura gasta duramente em relevo sobre os ossos, num desempeno impeccavel, feito uma estatua, uma velha estatua de titan, soterrada havia quatro seculos e afflorando, denegrida e mutilada, naquella immensa ruinaria de Canudos. Era uma inversão de papeis.

Uma antinomia vergonhosa...

Estas cousas não impressionavam, porém...

Fizera-se uma concessão ao genero humano: não se trucidavam mulheres e creanças. Fazia-se mister, porém, que se não revelassem perigosas.

Foi o caso de uma mamaluca quarentona, que appareceu, certa vez, presa, na barraca do commando em chefe. O general estava doente. Interrogou-a no seu leito de campanha — rodeado de grande numero de officiaes. O inquerito resumiu-se ás perguntas do costume — acerca do numero de combatentes, estado em que se achavam, recursos que possuiam e outras, de ordinario respondidas por um «sei não!» decisivo ou um «E eu sei?» vacillante e ambiguo.

A mulher, porém, desenvolta, energica e irritada, espraiou-se em considerações imprudentes. «Nada valiam tantas perguntas. Os que as faziam sabiam bem que estavam perdidos. Não eram sitiantes, eram presos. Não seriam capazes de voltar, como os das outras expedições; e em breve teriam desdita maior — ficariam, todos, cegos tacteando atôa por aquellas collinas... »

E tinha a gesticulação incorrecta, desabrida e livre.