Página:Evocações.djvu/130

Wikisource, a biblioteca livre
128


de uma graça de amor supremo, talvez pouco da terra já I mas que parecia ser o symbolo sagrado das resio-nadas, abneofadas mães.

Toda aquella vidaéra entretanto, assediada de agitações constantes, com todos os phenomenos do Desconhecido, phenomenos profundos, com origens e raizes longinquas e em cujo centro cyclonico, terrivel, ella gyrava amargamente, confusamente, arrebatada na vertigem do Mundo.

E tudo, em redor, como que a torturava em f olmeiras accêsas de inauisicões, fazendo-a delirar de angustia d′essa lancinante impaciência, dessa inquiétitude (jue alvoroça os côrações velhos que não têm a esperar mais nada.

E quantas, (piantas vezes eu a vi, perdida nos tumultos, circulando por entre as multidões cerradas e atordoantes — erma, isolada, tremula e triste, como se levasse toda a fatigada velhice lutadora de rastros ao sacrifício dos desdéns eternos, á indiííerenca de ferro das barbaras hordas humanas.

E tão só, tão s6 caminhava, talvez sem objectivo, talvez sem rumo, que a minh′alma compadecida a acompanhava de longe, n′uma grande e genufléxa piedade muda de companheira mysteriosa e solitária.