Página:Evocações.djvu/187

Wikisource, a biblioteca livre
185


Riem de ti, acaso?! Pois, então, ri-te, tu, do riso... A tudo isso, a tudo isso, ri-te, ri-te... Por mais venenos, por mais perversidades, por mais volúpia maligna, por mais crime, por mais vicio psychico que essas risadas possam ter, fica simples e alto, intacto, imjDerturbavel diante de tudo isso e ri-te, — risadas, risadas, grandes risacias vibradas d′alto e ao largo a tudo isso — grandes risadas, grandes risadas!

E, um dia, pelas razões ingenitas da tua organisação, se tiveres unia natureza genuinamente eleita, tocando alto no Sentimento; um dia que a manifestares toda inteira, amplamente, tal como se foi ella de gráo em gráo fecundando, verás o abalo, os turbilhões de ar que irás aos poucos deslocando em torno de ti.

A principio, os mais fátuos, que te julgarem conhecer melhor, só sentiram e conhecerão de ti os ladofe viziveis, os pontos de perfeita tangibilidade.


Mas, quando a obra que estiver chammejando dentro de ti for tomando complexidades, absurdos novos, exotismos, eloquências esquisitas e por isso innocentemente aggressivas, attacantes e demolidoras nas suas linhas geraes, sem part-pris, sem pose, mas por fundamentações e integrações, tudo se bandeará do teu lado, os de