Página:Evocações.djvu/189

Wikisource, a biblioteca livre
187


remédio, irreconciliáveis e tristes, s<5 ficando juntas sempre aquellas que marcham para o centro inflammado do mesmo Objectivo.

Depois, mesmo, neste deserto de pedra das almas, as almas brancas, essas que trazem a Grandeza e a Espiritualidade consigo, essas, em virtude das Duvidas, das Oscillações ambientes, têm que soluçar até a morte!

Emquanto passares por certa pliaze de insipiência; emquanto deres a esperança de ser uma eterna esperança; emquanto te julgarem o perpetuo acolyto reverenciador e discreto, a fácil muleta de apoio ás suas vaidades e pretenções, todos te bafejarão como um recemnascido beijocado de minos, amamentado côra carinhos babosos, cercado de cuidados infinitos, de enleios affagadôres. A Hydra das Litteraturas, suppondo-te timido e nullo, te emballará em seu seio, illudida comtigo, dizendo soturnamente: — este é dos nossos! este é dos nossos!

Mas, assim que levantares resoluta e innabalavelmente a fronte, assim que começares a manifestar mais a recôndita sensibilidade dos teus nervos, a insatisfação da tua esthesia, assim que o teu espirito for se diffundindo no espaço, enchendo as Espheras, a boa Hydra-Mãe te

£i-.′