Página:Evocações.djvu/300

Wikisource, a biblioteca livre
298

298

Agora, porém, o seu rosto de uma dureza e aridez de deserto, parecia estar transfigurado por um sentimento de infinita doçura, que o tornava quasi bello. Uma irradiação dava-llie azas... As linhas do seu perfil tortuoso ameigavam-se, sua" visavam-se, e, nos olhos sempre opacos e indifferentes, fluia um brilho ineffavel, uma indizível emoção, tão intensa, tão viva, que dir-se-hia que os olhos tinham voz, que essa voz fallava, que essa falia vinha pungida de lagrimas e acariciada de beijos... Olhos cheios das húmidas fulgurações de ouro liquido dos grandes e commoventes allucinamentos, parecendo terem atravessado a luz virgem de outros mundos intactos, invioláveis a olhos profanos; olhos que continham em si as febris alegrias de gosos inimagináveis.

EUe sentira, na verdade, qualquer cousa que o abalara, que o metamorphoseára assim por instantes desse modo.

Desvendara algum mysterio, achara alguma constellação na terra, algum anjo entre os homens, alguma visão entre as mulheres! Sim!

Elle a tinha visto, na sua belleza mais do céo do que da terra, loura, os cabellos finíssimos, os olhos azues peregrinos de frescura suave, a bocca deliciosa e doce, na expressão cândida, infinita mente delicada, da caricia subtil de beijos alados.