Página:Evocações.djvu/303

Wikisource, a biblioteca livre
301


301

preciosas redomas, nos seus magestosos domínios e reinados de formosura, incensar-se com o seu perfume de sempre, porque nada inteiramente n′ella nem de leve experimentara o contacto subtil das secretas e torturantes emoções d′elle. N′aquelle grande momento a sua alma de olvidado tinha altares illuminados como esse templo, onde elle hóstias de sentimento commungava. Sim! ella se fora, ella passara, rápida e descuidado d′elle, mas deixando-lhe nesse curto espaço de tempo, que synthetisava toda a sua vida, mais funda e mais em chamma que um abysmo de soes vulcanisados, a sangrante e convulsiva paixão que faz a febre, o delirio mortal do mundo.

Entretanto, parecia-lhe que já a havia encontrado outr′ora, n′outros orientes longinquos, n′outra região de sol e de néctar, d′estrellas e açucenas, sob outra forma divina. Parecia-lhe que no paiz vago, azuladamente nevoento e remoto das suas reminiscências ella passará um dia, sob um fundo curioso de dolências, na delicia suprema e nunca mais gozada de sensações inolvidáveis que elle então experimentara.

Mas onde, já, o contacto das suas duas almas, sublimadas no Aífecto, se dera na Terra? Oude se assignalára o encontro dos seus seres