Página:Evocações.djvu/65

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
63


Cains sem esperança e sem perdão, toda a negra bohemia cruel e tormentosa, ultra-romantica e ultra- trágica, dos vadios, dos doentes, dos degenerados, dos viciosos e dos vencidos!

E a peregrina bohemia dos teus cães uivantes e contemplativos no amoroso espasmo do luar, dos teus gatos sonhadores, exilados e raros esthétas felinos deslisando subtis pelos muros, hystéricos da lua, os olhos phosphorescentes como a luz de estranhos santélmos!

Noite que abres teus circos funambulescos, cheios de palhaços rubicundos, tatuados de mil cores, de acrobatas de formas e movimentos alígeros e elásticos como serpentes; que expões todo o arco iris inílammado dos teus bazares, a vertigem de zumbir de abelhas dos teus faguIhantes cafés cantantes, o olho ignivomo e solitário dos pharóes no mar alto e toda essa ondulação de aspectos e sonhos fugitivos, essa nebulosa do rumor e da emoção, que é o teu véo de noiva, que é o teu manto real!

Tu apagas a mancha sangrenta da minha vida, fazes adormecer as minhas anciãs, és a bocca que sopras a chamma do meu desespero, és a escada de astros que me conduzes á minha torre de sonho, és a lâmpada que desces aos