Página:GEHS - A familia em regimen communista - 1919 LCF.pdf/10

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
— 10 —

duração uma união em que o amor ou não entra absolutamente, ou entra só como um accessorio.

Assegurem a todos os meios de viver conveniente e independentemente, dêm á mulher liberdade completa de dispôr da sua pessoa, destruam os preconceitos religiosos ou outros que prendem homens e mulheres a uma quantidade de conveniencias que derivam da escravidão e perpetuam — e as uniões sexuaes serão feitas de amor, durarão emquanto durar o amor, e não produzirão sinão a felicidade dos individuos e o bem da especie.

AMBROSIO — Mas, em summa, o senhor é partidario das uniões perpetuas ou temporarias? quer os casaes separados, ou a multiplicidade e variedade das relações sexuaes, ou a promiscuidade perfeita?

JORGE — O que nós queremos é a liberdade. Até agora as relações sexuaes têm soffrido tanto à pressão da violencia brutal, das necessidades economicas, dos preconceitos religiosos e das prescripções legaes, que não é possivel deduzir-se o modo de relações sexuaes que melhor corresponda ao bem physico e moral dos individuos e da especie.

Certamente, uma vez eliminadas as condições que hoje tornam artificiosas e forçadas as relações entre homem e mulher, constituir-se-ão uma hygiene e uma moral sexual que serão respeitadas, não por força de lei, mas pela convicção, baseada na experiencia, de que ellas satisfazem ao bem de cada um e da especie. Mas isso só póde ser effeito da liberdade.

AMBROSIO — E os filhos?

JORGE — Comprehende que, admittida a propriedade commum, e estabelecido sobre solidas bases moraes e materiaes o principio da solidariedade social, á communidade cabe sustentar as crianças, cuja educação será cuidadosa e no interesse de todos.

Provavelmente todos os homens e todas as mulheres amarão todas as crianças; e si, como creio certo, os paes tiverem uma affeição especial pelas que lhes devem a vida, não têm sinão que alegrar-se sabendo seguro futuro dos filhos e tendo para, o sustento e educação delles o concurso de toda a sociedade.

AMBROSIO — Mas, o direito dos paes sobre os filhos, ao menos, esse, respeita-o?

JORGE — O direito sobre as crianças é feito de de-