Página:Grammatica Analytica da Lingua Portugueza.pdf/293

Wikisource, a biblioteca livre

indicar o radical grego ; v. g. rhetorica, rheumatismo, Rhodes, que seria ridiculo escrever sem h.

Observações criticas sobre as regras dadas pelo Snr Jeronymo Soares Barboza.

Antes de terminar este capitulo julguei necessario examinar a doctrina do autor da Grammatica philosophica da Lingua portugueza sobre a orthographia, visto ser obra approvada pela Academia real de Lisboa, e impressa á custa della. Citarei textualmente as proprias palavras do autor em cada huma das suas regras que me parecerem erradas ou inexactas.

Regra III. « Todos, ainda os mais apaixonados pelas etymologias, assentão não ser justo metter na escriptura das palavras portuguezas letras desnecessarias e que lhes não competem, nem em razão da pronunciação, nem em razão da derivação. » Prosegue dizendo que he e hum não devem escrever-se com h ; nem com e inicial esparto, espaço, estatua, espirito, especie, estudo, etc., porque os seus radicaes latinos não começão por e, mas sim por s, e porque outras vozes como scena, sciencia, Scipião, se escrevem sem e.

Observação.

Tal unanimidade não existe, e o uso he contrario á regra, assim como o he igualmente á razão analogica junta com a da pronuncia constante. Escre-