Página:Grammatica Analytica da Lingua Portugueza.pdf/32

Wikisource, a biblioteca livre

possue virtude, etc. Segue-se que o adjectivo não he mais que huma phrase contracta, composta essencialmente de hum substantivo commum, quando não he o proprio substantivo sem modificação. O substantivo modificativo ou attributivo tem sido conservado em quasi todas as linguas ; por ex. lingua-mãi, agua-mãi, agua-pé ; e de muitos substantivos temos formado, sem a mais leve mudança, adjectivos : taes são cigano, marinheiro. Não admira pois que se substantivem os adjectivos, como quando dizemos o justo, o sublime ; e tambem he manifesta a razão que faz serem as palavras matador, a, amador, a, ora substantivos, ora adjectivos.

Rigorosamente fallando, não existem senão duas sortes de palavras : as interjeições puras, sons que exprimem os affectos subitos da alma, e que são instinctivos, como os gritos e vozes dos animaes, e as palavras ou vozes que designão as percepções de objectos considerados debaixo de diversos pontos de vista, huns em relação aos outros e ao nosso individuo. As palavras, que designão as relações pessoaes são o que se chama pronomes ; as mais não differem essencialmente entre si, como adiante mostrarei, quando tratar da preposição, da conjunção e do adverbio, que são todas contracções de nomes, verbos ou de phrases com postas d’estes dois elementos.

Todavia, como as funcções particulares que o uso tem assignado a cada modificação do nome, formão realmente do chamado substantivo, do ad-