Página:Grammatica Analytica da Lingua Portugueza.pdf/34

Wikisource, a biblioteca livre

verão, de inverno ; o sol gyra, nasce, põe-se, indicão situações e movimentos diversos do astro. O artigo o, a, os, as personalisão o nome individual. Por isso os artigos pertencem aos chamados pronomes, e não aos adjectivos. O adjectivo particularisa, o artigo personalisa o nome substantivo commum, e ás vezes, até o proprio, que de ordinario não carece de artigo.

De varias fórmas dos nomes individuaes ou substantivos.

D’estes nomes huns são radicaes, outros derivados d’elles. Taes são terra, mar, pedra, de que se deriva hum grande numero, como terreno, terreiro, maré, marujo, pedreira, pedreiro, pedrada, e muitos adjectivos, como terrestre, terreal, terreo, maritimo, pedrez, pedregoso, etc., e os verbos aterrar, terraplenar, marear, empedrar, apedrejar, etc. ; huns são regularmente derivados de radical portuguez, como terral, aterrar, marcar, pedrada, etc. ; outros parecem irregularmente derivados, porque são formados de radicaes latinos que não existem debaixo da mesma fórma em portuguez, ou que se tornárão obsoletos, como de luna (lua) lunar, lunario; de petra (pedra) petreo; de arena (arêa) arenoso, etc.

Os derivados, ou o são de nomes proprios ou de nomes communs. Dos primeiros se derivão os gentilicios ou nacionaes, como de Portugal, Portuguez ; de França, Francez ; de Algarve, Al-