Página:Grammatica Analytica da Lingua Portugueza.pdf/55

Wikisource, a biblioteca livre
Dos distinctivos qualificativos.

Esta he a classe a mais extensa dos nomes chamados adjectivos, e aquella a que esta denominação se pode applicar com menos impropriedade, porquanto ajuntão ao nome proprio ou appellativo a ideia de huma qualidade, propriedade, funcção ou attributo, e isto em graos differentes, o que constitue os comparativos e superlativos. Exemplos : sol redondo,—fulgente,—circumvagante : estes tres qualificativos exprimem propriedades que pertencem ao sol, mas que se podem separar do astro, porque elle nem sempre apresenta a mesma forma, nem sempre brilha com a mesma força, e o seu movimento requer




gnifica todos esses sujeitos. Pelo contrario este adjectivo na sua primitiva significação exprimia hum objecto eminentemente branco : assim ceo foi o typo da côr azul, sendo o latim cæruleus derivado de cælum, como celeste, celestial. Em quanto á palavra branco, notarei, que alvo, termo derivado do latim album ou do ablativo albo, tira a sua origem da palavra alp ou alb que significa em celtico lugar alto, elevado, elevação, e que vem do antigo egypcio al ou hal e pe que quer dizer elevado ao ceo. Por isso se deo este nome ás montanhas da Suissa, ou Alpes, ao Apennino, etc. A lingua hebraica, que he mui escassa de adjectivos, os suppre por substantivos. Para dizer cada tribu diz tribu tribu ; e para expressar—eu sou mui pacifico, diz : eu sou a paz. Expressa sylvestre por nos bosques ou dos bosques : Ainda hoje dizemos senhor dos senhores, rei dos reis, que são locuções equivalentes em hebreo e em grego a supremo.

Em quanto á segunda asserção do Snr J. S. B., basta notar que solar, vem de sol, que he unico ; e celeste, celestial, de ceo, que tambem he hum ; lunar de lua ; polar, de polo (do norte), etc. As terminações abil, ibil, vem do saxão abal, que significa força, potencia.