Página:Grammatica Analytica da Lingua Portugueza.pdf/59

Wikisource, a biblioteca livre

A terminação intensitiva a mais geral, he issimo, derivada da latina issimus, fórma de summus, summo.

Ex. Cruel, cruellissimo ; sancto, sanctissimo ; valoroso, valorosissimo ; forte, fortissimo.

Como os superlativos portuguezes são derivados pela maior parte de positivos latinos, existem algumas irregularidades apparentes nos radicaes de muitos delles, que vamos apontar. 1º Os que terminão em ão, ou nos seus equivalentes, segundo os diversos systemas de orthographia, e em om, um, mudão o diphthongo ão em an, ou a letra final em n. Ex. Vão, chão, fazem vanissimo, chanissimo ; bom, bonissimo ; commum, communissimo. Pela mesma razão mao, que vem de malus, faz malissimo.

2º Os que terminão em z o mudão em c, porque antigamente se escrevião no positivo ce. Ex.: Tenaz, atroz, feliz, que se escrevião tenace, atroce, felice, fazem tenacissimo, atrocissimo, felicissimo, etc.

3º Os que terminão em portuguez por go deriva dos de nomes latinos em quus, conservão o qu no superlativo. Ex. Antigo, antiquissimo, que os antigos dizião antiguissimo. Os que terminão em avel, ivel, e que antigamente se escrevião por bil, conforme ao latim, mudão as desinencias em il para formar o superlativo. Ex. Miseravel, terrivel, amavel, fazem miserabilissimo, terribilissimo, amabilissimo.

Nobre, doce, humilde, fazem nobilissimo, docissimo ou dulcissimo, humillimo ou humillissimo, seguindo os radicaes nobilis, dulcis, humilis. Nos