Página:Grammatica da lingua brazilica geral, fallada pelos aborigenes das provincias do Pará e Amazonas.pdf/25

Wikisource, a biblioteca livre
PROLOGO.
 

Lidando desde menino entre os indigenas da minha provincia, acostumei-me a ouvir as palavras da lingua — brasilica-geral — e assim aprendi a fallar praticamente.

Desejei estudal-a com perfeição, porque se me dizia que era uma lingua composta pelos Jezuitas, que a ensinarão aos indios do Brazil com a descoberta da America!

Procurei livros que tratassem d’este idioma e por mais diligencias que puz em pratica não pude conseguir um só e resolvi-me, então, a colleccionar os vocabulos que sabia e hia aprendendo, e por fim lembrei-me de compôr um — opusculo grammatical — para vêr se a lingua do Paiz, de que todos deviamos uzar, não se perdia inteiramente e se era susceptivel de perfeição phylologica.

Lutei por muito tempo com um grande obstaculo — a falta de habilitações — que me tolheo os passos, e vacilei na composição da obra, mas, não desanimei; antes de tudo sobrava-me força de vontade e esta fez com que temerariamente principiasse o trabalho sem calcular os embaraços, escudando-me n’aquella