Página:Grammatica da lingua brazilica geral, fallada pelos aborigenes das provincias do Pará e Amazonas.pdf/28

Wikisource, a biblioteca livre
XII

Nem tambem é propriamente d’aglutinação para emprestar-se-lhe escassez de palavras capazes de flexões graduadas e qualificar-se por isso de pobrissima em vocabulos e de grosseiro movimento! quem isto asseverou não conhecia a lingua.

Deparei ainda com um trecho, referindo-se ao prologo do Diccionario Portuguez Brasiliano em que se notta, entre outras faltas, as de não possuir a lingua os verbos auxiliares, a voz passiva, accidentes do nome etc., entretanto assim não é, como melhor se certificará o leitor do nosso livrinho, quando chegar a conjugação dos verbos.

Julgo apropriado o qualificativo — geral — que se addiciona á lingua, porque, falla-se ella em quasi todo este continente.

No estado Oriental, Argentino e no Paraguay, onde militei de 1865 á 1867, reconheci, que, ali, não somente entre os indigenas, como entre muitas familias civilisadas, falla-se este mesmo idioma, com o nome porem de — guarany —, com alguma differença é verdade, como talvez na proporção em que está o hespanhol para o portuguez: eu, ali, entendia-me perfeitamente com os naturaes, com elles conversava, sem o menor embaraço.

Haja mais um pouco de exforço da parte dos