Página:Grammatica da lingua brazilica geral, fallada pelos aborigenes das provincias do Pará e Amazonas.pdf/29

Wikisource, a biblioteca livre
XIII

que se interessão pelo progresso dos conhecimentos humanos e anninhão sentimentos verdadeiramente patrioticos que a lingua ficará cultivada, completa e vulgarisada ao menos na America meridional.

Devotado de coração ao meo Paiz, desejo que a lingua natural delle, seja aperfeiçoada e diffundida, e não sobrepujada por uma outra á força naturalisada.

Bem sei que não será tão cêdo que se ha de realisar este pensamento, mas, quem sabe?!... alimento a esperança de que a semente lançada na terra de Santa Cruz, ha de germinar, crescer e produzir bons fructos.

A posteridade o dirá.

Devo aqui confessar que não tenho a tola vaidade de ter escripto uma obra perfeita, não; por tanto, como arte theorica, os mestres corrigirão as lacunas e defficiencias que tiver; o que porem, em consciencia posso garantir é que, nella, ficão gravados os elementos fundamentaes e verdadeiros de uma lingua suave, facil, delicada e elegante, reduzidos a um systema analytico e que se finava, máo grado meu o digo, devido ao indifferentismo nacional!

A Assembléa Legislativa Provincial que, em sua quazi unanimidade e muito expontaneamente dignou-se votar uma verba, para a im-