Página:Herculano, Alexandre, História da Origem e Estabelecimento da Inquisição em Portugal, Tomo III.pdf/283

Wikisource, a biblioteca livre

com severidade. Desse modo arriscavam-se aos perigos da Inquisição. E, ainda assim, quantos não saíram de Hespanha? Foram, a bem dizer, innumeraveis, que estão espalhados por todo o mundo. E, todavia, dava-se uma differença: hoje os que sáem de Portugal são acolhidos nos diversos paizes christãos com a melhor vontade, e protegidos com singulares privilegios, o que d'antes não cremos que succedesse. Eis o que pensamos, senhor. Mande vossa alteza examinar o nosso voto, e Deus illumine o seu coração para escolher o que foi-mais acertado».

Os precedentes conselhos e reflexões são obviamente sensatos. A razão, a justiça, a humanidade e a boa politica parece terem-nos, inspirado. Ouvidos, porém, sobre elles os fautores da Inquisição ou os proprios inquisidores[1], foram achados quasi inteiramente inadmissiveis. Era natural. E o mais é, que a impugnação parece ás vezes concludente, partindo das doutrinas jurídicas então recebidas. Até certo ponto, os aggravos enumerados na

  1. A analyse e refutação da consulta dos christãos-novos acha-se na G. 2, M. 11, N.° 21. Tem por fóra em letra coeva uma nota que diz serem apontamentos do celebre inquisidor João de Mello.