Página:Ideologia-californiana revisado1.pdf/27

Wikisource, a biblioteca livre

ideias radicais e reacionárias sobre o progresso tecnológico. Enquanto a Nova Esquerda condena o governo por financiar o complexo industrial-militar, a Nova Direita ataca o estado por interferir na disseminação espontânea das novas tecnologias através da competição mercadológica. Apesar do papel central desempenhado pela intervenção pública no desenvolvimento da hipermídia, os ideólogos californianos predicam um sermão anti-estatista de libertarianismo hi-tech: uma gororoba bizarra de anarquismo hippie e liberalismo econômico engrossada com montes de determinismo tecnológico. Em vez de compreender o capitalismo realmente existente, os gurus da Nova Esquerda e da Nova Direita preferem muito mais defender versões rivais de uma “democracia jeffersoniana” digital. Por sinal, Howard Rheingold, da Nova Esquerda, acredita que a ágora eletrônica vai permitir aos indivíduos exercitarem o tipo de liberdade midiática defendido pelos Pais Fundadores. Similarmente, a Nova Direita afirma que a remoção de todos os freios regulatórios da iniciativa privada vai criar uma liberdade midiática à altura de uma “democracia jeffersoniana”[1].

O triunfo deste retrofuturismo é o resultado de uma falha na renovação dos EUA durante o final dos anos 60 e início dos 70. Seguindo-se ao confronto em People's Park, a luta entre o establishment e a contracultura norte-americana entrou em uma espiral de confrontação violenta. Enquanto os vietnamitas — ao custo de um enorme sofrimento humano — foram capazes de expelir os invasores americanos de seu país, os hippies e seus aliados no movimento de direitos civis dos negros acabaram sendo esmagados por uma combinação de repressão estatal e cooptação cultural.


27

  1. Ver as páginas de Howard Rheingold na Rede; e KAPOR, Mitch. Where is the Digital Highway Really Heading?. Wired, Jul/ago, 1993. Apesar dos instintos libertários dos dois escritores, sua paixão pela era dos Pais Fundadores é compartilhada pelas milícias neo-fascistas e movimentos patrióticos. Ver BERLET, Chip. Armed Militias, Right Wing Populism & Scapegoating.