Página:Ideologia-californiana revisado1.pdf/40

Wikisource, a biblioteca livre

incluindo alguns aspectos da Ideologia Californiana. É impossível agora, para qualquer movimento de emancipação social sério, não incluir as demandas do feminismo, da cultura de drogas, da liberação gay, da identidade étnica e outras questões levantadas pelos radicais da costa oeste. Do mesmo modo, qualquer tentativa de desenvolver a hipermídia dentro da Europa precisará de algum zelo empresarial e uma atitude “você quer você pode” da Nova Direita californiana. Mas, ao mesmo tempo, o desenvolvimento da hipermídia significa inovação, criatividade e invenção. Não há precedentes para todos os aspectos do futuro digital.

Como pioneiros do novo, os artesãos digitais precisam reconhecer a si mesmos com a teoria e prática da arte produtiva. Eles não são apenas funcionários dos outros — ou mesmo candidatos a empreendedores cibernéticos. Eles são também engenheiros-artistas — os criadores do próximo estágio de modernidade. Repetindo a experiência dos Saini-Simonistas e Construtivistas, os artesãos digitais podem criar uma nova máquina estética para a era da informação[1]. Os músicos têm usado computadores para desenvolver formas puramente digitais de música, como o jungle e o techno[2]. Artistas interativos têm explorado as potencialidades das tecnologias de CD-ROM, como é mostrado pelo trabalho de Anti-ROM. O Hypermdia Research Centre construiu experimentalmente um espaço social virtual chamado J's Joint[3]. Em cada instância, engenheiros-artistas

40
  1. TAYLOR, Keith (org). Henri Saint-Simon 1760-1825: selected writings in science, industry and social organisation. London: Croom Helm, 1975; e BOWLT, John E. Russian Art of the Avant-Garde: theory and criticism. London: Thames & Hudson, 1976.
  2. Como Goldie, um produtor de música jungle, diz: “Nós temos de levar adiante e pegar os tambores e baixos e forçar e forçar e forçar. Eu lembro quando eles estavam dizendo que não poderia ser levado mais além. Foi levado dez vezes mais além desde então...”. Ver MARCUS, Tony. The War is Over. Mixmag, p. 46, Ago. 1995.
  3. Para maiores informações a respeito de Anti-ROM e a J's Joint, ver suas contribuições para o sítio do Hypermedia Research Centre. (http://www.hrc.wmin.ac.uk)