Página:Invenção dos aeróstatos reivindicada.pdf/102

Wikisource, a biblioteca livre
—92—

aos quaes presidia n'aquelle tempo o duque de Cadaval, principe que foi dotado de heroicas obras e clarissimo entendimento.

Com effeito, poz por obra, não logo o principal invento, mas uma amostra, a qual era uma barcassa pequena do feitio de uma gamella coberta de lona, e com varios espiritos, quintas essencias, e outros ingredientes, lhe metteu umas luzes por baixo, e na sala das embaixadas, estando presente Sua Magestade e muitas mais pessoas, fez voar a dicta barcassa, que a pouca altura deu pelas paredes, e depois em terra, e confundindo-se os materiaes pegou fogo, e na quéda em que se despenhou queimou uma cortina, e tudo o que encontrou foi fazendo o mesmo effeito[1] e S. Magestade foi tão benígno, que não o escandalisou, e conservou na sua graça, e estando n'ella logrando as muitas honras e mercês referidas, ou corrido de vêr que não surtira effeito o embuste do seu invento, ou por outra qualquer causa, fugiu d'esta côrte para Hollanda aonde tambem quiz dar mostras das suas habilidades, como se os hollandezes fôssem tão faceis de enganar, como os portuguezes. Não fizeram caso da sua memoria, porque diziam (e não ha duvida) que muitos homens tinham no seu reino de mais requintadas memorias, dos quaes se não fazia caso, e muito menos fizeram das mostras, que começou a dar das suas habilidades, vendendo-as por grangear dinheiro, como bufarinheiro ; mas foi muito pouco o que tirou. A primeira foi pôr-se a assar carne ao sol com uns vidros diante, das quaes e d'outras ridicularias similhantes se começaram a rir, e a escarnecer os hollandezes, e elle vendo a mofa e zombaria que faziam das suas coisas, se voltou a Portugal, e, como não podesse

  1. N'outra copia d'esta memoria que o sr. Innocencio publicou em uma nota das «Maravilhas do genio do homem» encontra-se esta variante. «.....fez voar a dita barcaça, que a pouca altura deu pelas paredes, e depois em terra, e se inflammou a tal machina com as luzes, que totalmente se reduziu a cinza. A isto deu por desculpa que o pouco ar que havia na tal sala foi a causa da ruina.»