Página:Invenção dos aeróstatos reivindicada.pdf/103

Wikisource, a biblioteca livre
—93—

servir-se na graça de Sua Magestade como d'antes, passou a Coimbra a acabar os seus estudos e formar-se, o que com effeito fez com boa acceitação. Dizem que se ordenára, e algumas pessoas affirmam que disse missa. Prégou, imprimiu um sermão, e, finalmeute, tornou ao valimento e graça d'el-rei, fazendo d'elle tanta estimação, que tinha em. palacio porta franca e mesa prompta.

Alugou cazas nobres, poz-se de carruagem, e em attenção da Magestade foi bem visto e cortejado dos principaes da côrte. Este affecto d'el-rei deu muito que considerar ao povo, qne dizia que Sua Magestade se servia d'elle para saber tudo, porque elle dizem que tinha a habilidade de saber o que ainda estava para se fazer. Esta razão e outras muitas, que conduzem para a vehemente suspeita de que elle não era muito catholico, fizeram crêr a muita gente, que os serviços, que fazia a el-rei, se deviam registar no cartorio do Santo Officio.

Entrou em segundo invento de fazer carvão de lama e matto, e para este effeito alugou juncto á Bica do Sapato umas casas, fingindo estarem em melhor situação para a sua fabrica. Fez para ella um moinho de vento, em que gastou muito cabedal, e tudo á custa d'el-rei, e pela mesma conta correram outras ideias, inventos e alvitres, que uns não tinham effeito, outros eram indignos. Não faltou quem dissesse, que alugara aquellas casas para maior liberdade, e que no pateo tlnha nm andador de madeira, no qual se mettia, dizendo que queria observar os astros, e o dicto carro rodava com violencia, e não se tornava a sentir senão de madrugada, porque as noites dizem que as ia passar a Alcacer, d'onde vieram prêsas umas feiticeiras, pouco tempo antes da sua fuga.

Com todas estas habilidades, ou talvez que por ellas mesmas, lograva o favor d'el-rei (supponho que ignorante el-rei das suas habilidades), porémn em 1724 fugiu acceleradamente d'esta cidade, porque deixou o que pertencia á sua casa e uma grande rima de cinza de pa-