Página:Invenção dos aeróstatos reivindicada.pdf/13

Wikisource, a biblioteca livre
—7—

das sciencias physicas. Só depois que se conheceu a verdadeira importancia da observação e da experiencia, e se começaram a colher os seus magnificos fructos, é que ellas poderiam ministrar aos espiritos ousados e emprehendedores os melhores e mais valiosos recursos para a appetecida solução do problema da navegação aerea.

É naturalissimo ao homem o desejo de supplantar a lei fatal da gravidade, desprender-se da face do globo e ascender ás alturas da atmosphera. Incita-o a vontade para as regiões mysteriosas das nuvens e do raio ; impelle-o uma aspiração vaga e indefinida a trocar, pela ampla liberdade dos ceus, as miseras prisões terrenas ; move-o emfim o sentimento da perfectibilidade a assimilhar-se aos entes superiores, que todas as religiões admittem, dotados com o sublime atributo de se elevarem na atmosphera e percorrerem seus vastos dominios.

Não admira, pois, que, vendo-se condemnado a rastear pela terra, tenha por muitas vezes querido contraverter esta determinação do destino. Outras contravertera já. Animava-o o successo d'essas emprezas felizes ; não faltaram a Dedalo imitadores e a Icaro companheiros.

Mais lhe redobravam o empenho as difficuldades inherentes á execução do designio.

A fraqueza de seus musculos para percorrer as longas distancias terrestres vencera-a comn o auxilio dos animaes domesticos, em quanto não soube domar tambem a força do vapor. Supprira por meio da arte a insufficiencia de sua organisação para vogar incolume na superficie da agua. Alargara assim o seu imperio por todos os continentes e por todos os mares. Mas o elemento do ar resistia-lhe sempre. Este fluido indomito, este meio pertinazmente rebelde parecia zombar de todos os esforços, deixando quem os empregava inferior, n'este ponto, ás aves e até aos insectos alados.

Para resolver o problema da navegação propria-