Página:Invenção dos aeróstatos reivindicada.pdf/17

Wikisource, a biblioteca livre
—11—

mo ao engenheiro Lebon se attribue o achado da illuminação a gaz, com quanto fosse depois Murdoch o primeiro que a pozesse por obra ; assim como se julga de Niepce a invenção da photographia, apesar de se deverem a Daguerre as modificações e aperfeiçoamentos indispensaveis para se generalisar o processo photographico ; assim tambem a gloria da invenção das machinas aerostalicas pertence a Bartholomeu Lourenço de Gusmão, embora setenta e quatro annos depois os irmãos Montgolfiers, sem conhecerem as tentativas do nosso compatriota, chegassem ao mesmo resultado e conseguissem, pelo tempo e logar em que viviam, generalisar e popularisar este grande descobrimento.

Para mostrar, pois, que é portugueza a sua primeira origem, não precisamos de mais que provar que Bartholomeu Lourenço se serviu do fogo para fazer subir na atmosphera um envoltorio de panno ou de papel, porque se não sabe de quem antecedentemente executasse similhante experiencia. Ora os documentos contemporaneos não deixám a menor duvida sobre este facto.

Antes das experiencias dos Montgolfiers, e mais em particular depois d'ellas, varios escriptores, tanto nacionaes como estrangeiros, alludiram ao invento de Barthelomeu Lourenço de Gusmão. Mui differentes e até contradictorias noticias deram a este respeito e ainda hoje estão dando em livros recentemente publicados[1].

  1. Para exemplo da confusão e divergencia das noticias, que lá fora correm âcerca das tentativas de Bartholomeu Lourenço de Gusmão, apontaremos a obra que Luiz Figuier está publicando sob o titulo: «Les merveilles de la science». O auctor sahiu do embaraço, em que taes noticias o collocavam, advertindo com toda a gravidade que se não deve confundir o Gusmão, que fez experiencias aeronauticas em 1709,com o Bartholomeu Lourenço, a quem chamavam « o Ovoador ». Para desatar o nó Gordiano bastava-lhe abrir qualquer diccionario biographico, mas a ter este pequeno trabalho preferiu lançar mão da espada de Alexandre, posto que bem menos gloriosamente que o illustre conquistador da Persia.
    No mesmo anno outro escriptor francez, lendo mal a inscripção da custodia de Belem e tomando um verbo por um nome proprio, attribuiu-a ao insigne italiano «Acabove» que fez mestre ou fundador de umae scola de esculptura em Portugal.