Página:Invenção dos aeróstatos reivindicada.pdf/24

Wikisource, a biblioteca livre
—18—

blicada entre as da Academia real das sciencias, e o sr. Monteverde para o jornal litterario, intitulado Recreio[1]. Conserva-se, porém, na Bibliotheca da Universidade de Coimbra uma copia da mesma petição[2] com algumas variantes e muito mais conforme à lettra do alvará, em que el-rei D. João V concedeu o privilegio a Bartholomeu Lourenço de Gusmão. Uma copia egual a esta teve presente o sr. Innocencio Francisco da Silva quando annotou o capitulo IV das Maravilhas do genio do homem[3]. Na Bibliotheca publica de Evora, finalmente, se conserva tambem uma copia similhante, de lettra dos principios do seculo passado, e conjunctamente outra copia de lettra mais recente, em tudo conforme á do impresso de 1774 e com as mesmas explicações que n'elle se encontram[4]. A'quella penultima copia, por mais correcta, damos a preferencia da transcripção.

Senhor: Diz o Padre Bartholomeu Lourenço, que elle tem descoberto um instrumento para se andar pelo ar da mesma sorte que pela terra, e pelo mar, e com muito mais brevidade; fazendo-se muitas vezes duzentas e mais leguas de caminho por dia, no qual instrumento se poderão levar os avisos de mais importancia aos exercitos e a terras mui remotas quasi no mesmo tempo em que se resolverem : em que interessa Vossa Ma-

  1. «O Recreio. Jornal das Familias» tom. 2.° Lisboa 1836.
  2. Codice n.° 677 da Bibliotheca da Universidade de Coimbra.
  3. «Maravilhas do genio do homem. Descobrimentos e invenções, descripções historicas divertidas, e instructivas sobre a origem e estado actual dos descobrimentos e invenções mais celebres por Amedée de Bast—Versão portugueza de Matheus Luiz de Magalhães —Annotada por Innocencio Francisco da Silva»—Lisboa—1863.
  4. Cod. CX/2--19 da Bibliotheca de Evora. No cod. CXIII/2--16 d'esta Bibliotheca ha mais outra copia similhante á da Biblioth. da Univ.