Página:Invenção dos aeróstatos reivindicada.pdf/72

Wikisource, a biblioteca livre
—66—

ve e sem substancia de suster uma palha. Mais claro. Um chovisco, que no ar não tem corpo para resistir a um leve vento, juncta toda aquella porção de agua na terra, havia de ter vigôr para sustentar uma pesada nau : mas nem por isso no ar é leve, e na terra é grave, que tão grave é na terra como no ar. Mas sim é no ar rara, e na terra é crassa, que é o que a faz parecer grave ou leve. Uma porta é grave, porém, por virtude dos quicios move-se com facilidade, e parece leve; e pelo contrario um globo de metal que no chão parece leve, por facilmente se mover, levado ao ar se experimenta grave por se não podêr levantar, e a materia d'elle tanto é grave no chao como no ar.

Tão grave é por si a qualidade do aço ou do chumbo, ou de outro qualquer metal no pouco como no muito, que a quantidade não lhe tira a qualidade : porém despedindo de eminente altura ao mesmo tempo uma agulha e uma barra da mesma materia de muitas arrobas, é assentado em philosophia, que primeiro ha de chegar á terra a agulha, do que a barra : e a razão é o ar que não tomou a agulha por ter menos corpo, e o ar que tomou a barra pelo ter maior : d'onde se infere que o corpo das coisas é que as sustenta no ar, conforme a mensura proporcionada á substancia do elemento, em que se sustentam. Emfim, ao impeto do vento abala uma parede, porém não se move uma pedra, e mais grave é uma parede, que consiste de muitas pedras do que uma pedra, que não tem o pêso de uma parede ; o que procede da extensão do corpo d'onde o vento póde fazer mais prêsa.

Temos mostrado por principios certos e paridades infalliveis como é factivel suster-se qualquer artificio no ar, como se sustenta qualquer ave, dando-lhe a proporção acommodada á substancia do elemento. Agora resta mostrar como póde fazer curso sem embaraço nem desassocego ou confusão, a respeito de que os ares não têem constancia no movimento, e que esta instabilidade ha de servir de infallivel precipicio ás nossas navetas. Ao que res-