Página:Invenção dos aeróstatos reivindicada.pdf/88

Wikisource, a biblioteca livre
—78—

cidade ha de ser quasi tanta como a do mesmo vento, por não ter resistencia a elle, andando mais de duzentas leguas por dia, pela differença dos tempos se saberão as verdadeiras longitudes dos logares a que chegar, e se emendarão brevemente os mappas de todo o mundo, que pela maior parte estão errados em grande prejuizo da navegação e da geographia, e como o ar no mesmo dia ás vezes está mais ou menos condensado e conseguintemente tem mais ou menos virtude magnetica dentro no mesmo espaço, assim esta machina subirá mais ou menos, e, movendo comsigo alguma coisa, causará o movimento continuo, em que têem trabalhado tanto os maiores engenhos.

Ter-se-hão noticias a todo o tempo tanto dos designios, como dos exercitos inimigos sem risco poderão as praças sitiadas mandar aviso, ser soccorridas e retirar-se d'ellas as pessoas que quizerem sem perigo, descobrir-se-hão as terras qne ficam debaixo dos polos do mundo por cessarem no ar os impedimentos que por mar tem havido, em uma palavra para todo o commercio levar cartas, fazer jornadas, passar lettras, transportar riquezas e acudir a qualquer negocio, nem se póde imaginar caminho nem mais seguro nem mais breve. O auctor tem alcançado privilegio perpétuo para que só elle e seus herdeiros possam usar d'este invento, e espera sahir com elle a publico dentro em tres mezes.


A importancia d'este documento é manifesta. O desenho impresso em 1774 representa um artificio grosseiro e complicado que não tem similhança nenhuma com um aerostato. Pelo contrario, na descripção que publicamos attribue-se à machina volante um artificio tão simples comoo dos balões, e em tudo conforme aos principios da hydrostatica, pelos quaes se regula a construcção d'estes apparelhos. Uma pyramide triangular com as arestas lateraes de quinze pés rintlandicos ou 4,m 20 de comprido e as da base com seis pés rintlandicos ou 1,m 68, á qual fosse suspenso por cordas um pavimen-