Página:Invenção dos aeróstatos reivindicada.pdf/97

Wikisource, a biblioteca livre
—87—

Junto, diz o sr. Figaniere, ha um desenho d'esta machina aerostatica, feito por outra pessoa e em tempo posterior á petição e bem, assim a noticia de uma obra impressa em Lisboa em 1771, descrevendo a tal machina ; a dita obra sahiu com o seguinte titulo :


Maquina aerostatica que pela primeira vez se viu na Europa—inventada pelo celebre Bartholomeu Lourenço por antonomazia o Voador—Irmão do insigne Alexandre de Gusmão, lançada no ar no castello de S. Jorge de Lisboa, donde o auctor desceu n'ella ao Terreiro do Paço em 20 de Abril de 1709—Lisboa na offic. de Simão Thadeo Ferreira 1774.


Este titulo é muito differente d'aquelle com que sahiu o desenho impresso no seculo passado. O sr. Innocencio parece attribuir a differença a engano do sr. Figaniere[1]. E', porém, mais provavel que o auctor do calalogo encontrasse no papel citado o titulo tal qual o enunciou. D'este titulo, por tanto, como do que precede a petição copiada no mesmo papel se deduz que a experiencia se effeituou em 1709.

4.º O livro intitulado: Raridades da natureza e arte por Pedro Norberto de Aucourt e Padilha impresso em Lisboa no anno de 1752, no qual a paginas 428 se lê o seguínte :


O padre Bartholomeu Lourenço de Gusmão trabalhou no mesmo projecto, e com effeito, em uma machina de papelão se elevou na presença do sr. rei D. João V.


5.° O folheto de que fallámos no capitulo V e que se intitula : Descripção do novo invento aerostatico etc. N'elle se encontram estas palavras:

.....mas ainda que é voz constante que tal ma-

  1. «Diccionario Bibliographico portuguez tom. 1.º pag. 334.