Página:Iracema - lenda do Ceará.djvu/113

Wikisource, a biblioteca livre
- 93 -

Atravessão os corregos que levão suas aguas ao rio das garças, e avistão longe no horisonte uma alta serrania. Expira o dia; nuvem negra vôa das bandas do mar: são os urubús que pastão nas praias a carniça que o oceano arroja, e com a noite tornão ao ninho.

Os viajantes dormem em Uruburetama. Quando o Sol voltou, chegarão ás margens do rio, que nasce da quebrada da serra e desce a planicie enroscando-se como uma cobra. Suas voltas continuas enganão a cada passo o pirigrino, que vae seguindo o tortuoso curso; por isso foi chamado Mundahú.

Perlongando as frescas margens, vio Martim no seguinte sol os verdes mares e alvas praias onde as ondas murmurosas, às vezes solução e outras raivão de furia, rebentando em frocos de espuma.

Os olhos do guerreiro branco se dilatarão pela vasta immensidade; seu peito suspirou. Esse mar beijava tambem as brancas areias do Potengi, seu berço natal, onde elle vira a luz americana. Arrojou-se nas ondas e pensou banhar seu corpo nas aguas da patria, como banhara sua alma nas saudades della.