Página:Iracema - lenda do Ceará.djvu/181

Wikisource, a biblioteca livre
-161-

Ha uma questão historica relativa a este assumpto; fallo da patria do Camarão, que um escriptor pernambucano quiz pôr em duvida, tirando a gloria ao Ceará para a dar á sua provincia.

Este ponto, aliás sómente contestado nos tempos modernos pelo Sr. commendador Mello em suas Biographias, me parece sufficientemente elucidado já, depois da erudita carta do Sr. Basilio Quaresma Torreão, publicada no Mercantil n. 26 de 26 de janeiro de 1860, 2ª página.

Entretanto farei sempre uma observação.

Em primeiro lugar, a tradicção oral é uma fonte importante da história, e ás vezes a mais pura e verdadeira. Ora na província de Ceará em Sobral não só referião-se entre gente do povo notícias do Camarão, como existia uma velha mulher que se dizia delle sobrinha. Essa tradicção foi colhida por diversos escriptores, entre elles o conspicuo autor da Corographia Brasílica.

O author do Valeroso Lucideno é dos antigos o unico que pozitivamente affirma ser Camarão filho de Pernambuco; mas além de encontrar essa asserção a versão de outros escriptores de nota, acresce que Berredo explica perfeitamente o dito daquelle escriptor, quando falla da expedição de Pero Coelho de Souza a Jaguaribe, sitio naquelle tempo e tambem no de hoje da jurisdição de Pernambuco.

Outro ponto é necessário esclarecer para que não me censurem de infiel á verdade histórica.