Página:Iracema - lenda do Ceará.djvu/182

Wikisource, a biblioteca livre
-162-

E' a nação de Jacaúna e Camarão que alguns pretendem ter sido a tabajara.

Há nisso manifesto engano.

Em todas as chronicas se falla das tribus de Jacaúna e Camarão, como habitantes do littoral, e tanto que auxilião a fundação do Ceará, como já havião auxiliado a da Nova Lisboa em Jaguaribe. Ora a nação, que habitava o littoral entre o Parnahyba e o Jaguaribe ou Rio-Grande, era a dos Pytiguaras, como attesta Gabriel Soares. Os Tabajaras habitavão a serra de Ibyapaba, e portanto o interior.

Como chefes dos Tabajaras são mencionados Mel Redondo no Ceará e Grão Deabo em Piauhy. Esses chefes foram sempre imnemigos irreconciliaveis e rancorosos dos portuguezes, e alliados dos francezes do Maranhão que penetrarão até Ibyapaba. Jacaúna e Camarão são conhecidos por sua alliança firme com os portuguezes.

Mas o que solve a questão é o seguinte texto. Lê-se nas memórias diarias da guerra brasilica do conde de Pernambuco: — 1834, Janeiro, 18: “Pelo bom procedimento com que havia servido A. Ph. Camarão o fez El-rei capitão-mór de todos os indios não sómente de sua nação, que era Pytiguar, nas das outras residentes em várias aldeias.”

Esta autoridade, alem de contemporanea, testemunhal, não pode ser recusada, especialmente quando se exprime tão positiva e intencionalmente a respeito do ponto duvidoso.