Página:Iracema - lenda do Ceará.djvu/214

Wikisource, a biblioteca livre
- 194 -

e indigena. Digo instincto, porque não tinha eu então estudos bastantes para apreciar devidamente a nacionalidade de uma litteratura; era simples prazer que me deleitada na leitura das chronicas e memorias antigas.

Mais tarde discernindo melhor as cousas, lia as producções que se publicavão sobre o thema indigena; não realisavão ellas a poesia nacional, tal como me apparecia no estudo da vida selvagem dos autoctnes brasileiros. Muitas pecavão pelo abuso dos termos indigenas accumulados uns sobre os outros, o que não só quebrava a harmonia da lingua portugueza, como perturbava a intelligencia do texto. Outras erão primorosas no estylo e ricas de bellas imagens; porém certa rudez ingenua de pensamento e expressão, que devia ser a linguagem dos indigenas, não se encontrava ali.

Gonsalves Dias é o poeta nacional por excellencia; ninguem lhe disputa na opulencia da imaginação, no fino lavor do verso, no conhecimento da natureza brasileira e dos costumes selvagens. Em suas poesias americanas aproveitou muitas das mais lindas tradicções dos indigenas; e em seu poema não concluido dos