Página:Iracema - lenda do Ceará.djvu/94

Wikisource, a biblioteca livre
- 74 -

as pacas correm ao deante de suas flexas para se traspassarem nellas; fatigado alfim de ferir cava na terra o bucan, e assa tamanha quantidade de caça, que mil guerreiros em um anno não acabarão.

Outro, fogoso em amores, sonha que as mais bellas virgens tabajaras deixão a cabana de seus paes e o seguem captivas de seu querer. Nunca a rêde de chefe algum embalou mais voluptuosas caricias, do que elle as frue naquelle extase.

O heroe, sonha tremendas lutas, e horriveis combates, de que sahe vencedor, cheio de gloria e fama. O velho renasce, na prole numerosa, e como o secco tronco, donde rebenta nova e robusta sebe, cobre-se ainda de flôres.

Todos sentem a felicidade tão viva e continua, que no espaço da noite cuidão viver muitas luas. As bocas murmurão; o gesto falla; e o Pagé, que tudo escuta e vê, colhe o segredo das almas desnudas.

Iracema, depois que offereceu aos chefes o licor de Tupan, sahio do bosque. Não permittia o ritho que ella assistisse ao somno dos guerreiros e ouvisse fallar os sonhos.