Ir para o conteúdo

Página:Jornal das Famílias 1867 n04.pdf/13

Wikisource, a biblioteca livre
JORNAL DAS FAMILIAS.
109

N’isto passava um grupo. As vozes calárão-se e Ernesto foi obrigado a coser-se mais com a janella e a cobrir-se com a cortina.

O rapaz suava ouvindo aquellas cousas a seu respeito. Sentia o effeito que se sente ao acordar de um sonho em que se parece estar no cimo de uma montanha, quando realmente se está a tres ou quatro palmos do chão.

Não era bem o amor d’elle que se resentia; era mais o amor proprio ferido n’aquellas palavras com que era tratado.

Depois de uma batalha tão renhida e cuidada, reparava elle que não pasára de um joguete aos manejos de uma dama ardilosa e namoradeira.

Quando pôde de novo ouvir a conversa que, aliás, lhe chegava entrecortada e incompleta, já as duas moças tratavão de outro ponto da questão.

— Mas o que pretendes fazer? perguntou a desconhecida.

— É conforme o modo por que elle me fallar. Talvez o receba com uma seccura tal que elle nunca mais se lembre de mim.

— Não tens pena de perdêl-o?

— Ora, rei morto, rei posto.

— Dize antes: reis mortos, reis postos!

Rírão ambas, ambas se beijárão, e dando o braço uma á outra sahírão d’alli como dous anjinhos que acabavão de pedir a Deos por uma alma condemnada.

Ernesto, apenas sentio que ellas já estavão longe, sahio do seu escondrijo.

Que iria fazer? Esteve alguns instantes sem tomar determinação alguma. que The Ainda não tinha fallado a Onda; o melhor meio pareceu era dirigirse á moça, comprimental-a e não tocar no assumpto da carta. Depois, se ella viesse de si ao assumpto, fallar conforme o tom das suas palavras e procurar fugir ao ridiculo e á affronta.

Tendo tomado esta resolução, Ernesto caminhou para o salão em busca de Onda. Tocava-se o signal de uma quadrilha. Ernesto dirigio-se para Onda com um sangue-frio affectado e fez-lhe, o mais gracioso e indifierente que pòde, um comprimento. Depois convidou-a a dansar.

— E se eu tiver par? perguntou a moça, um pouco admirada da discordancia que notava entre a carta e aquelles modos.

— Paciencia; esperarei.

— É tão resignado assim?

— Porque não?

Mas os olhos de Onda, com que Ernesto não contava, ião fazendo já o effeito do costume, de modo que a indifferença com que elle viera determinado