Página:Manifesto do Dr. Prudente J. de Moraes Barros, ao assumir a Presidencia da Republica em 15 de Novembro de 1894.djvu/10

Wikisource, a biblioteca livre

— Garantia efficaz à plena liberdade do suffragio, base fundamental da democracia representativa ;

— Manutenção da ordem e da tranquillidade no interior e da paz com as nações estrangeiras, sem sacrificio de nossa dignidade e de nossos direitos, cultivando e desenvolvendo as relações com as nações amigas.

Obedecendo a este programma, espero poder contribuir para o bem estar e para a felicidade de nossa Patria.

Conheço e avalio bem os grandes embaraços e difficuldades de toda a ordem com que terei de lutar no desempenho de minha ardua missão; — desanimaria, se não me sentisse apoiado pela nação e se não contasse com a cooperação patriotica de cidadãos dos mais illustrados e competentes.

Como era facil prevêr, os tristes acontecimentos a que alludi, tendo abalado e perturbado profundamente a vida nacional durante muitos mezes, — aggravaram bastante a nossa má situação politica e financeira.

Os germens da insubordinação e da anarchia expandiram-se e os compromissos do Thezouro foram grandemente augmentados com as despezas extraordinarias, que se tornaram indis- pensaveis.

Mas, restabelecida a paz em condições de estabilidade, mantida a ordem no paiz — pelo respeito á lei e pelo prestigio da autoridade, restaurada a confiança do capital e do trabalho para promoverem a expansão da agricultura, das industrias e