Página:Manifesto do Dr. Prudente J. de Moraes Barros, ao assumir a Presidencia da Republica em 15 de Novembro de 1894.djvu/7

Wikisource, a biblioteca livre

publica e particular, produzio entretanto o grande beneficio de convencer ainda aos mais incredulos de que a fórma republicana, tal como está consagrada na Constituição de 24 de Fevereiro, é indubitavelmente a que tem de reger para sempre os destinos do Brazil, porque é no seu admiravel mechanismo que está a mais segura garantia da harmonia permanente entre a unidade nacional e a vitalidade e expansão das forças locaes.

A Republica está, pois, firmada na consciencia nacional; — lançou raizes tão fundas que jamais será d'ahi arrancada.

Ao passo que a monarchia cahiu sem a menor resistencia, não obstante haver dominado o paiz durante setenta annos com o seu regimen centralisador, -— a Republica, apezar de sua curta e perturbada existencia, defendeuse heroicamente e venceu a poderosa revolta restauradora, porque tinha a seu lado a opinião nacional, manifestada pelo consenso unanime dos Estados, que, havendo experimentado a influencia benefica da autonomia, que lhes deu o novo regimen, não se sugeitarão jámais á retrogradar á condição de provincias sem recursos, manietadas em seu desenvolvimento pelas pêas atrophiantes da centralisação.

Os adversarios das novas instituições devem estar desilludidos: segura pela poderosissima ancora da federação, a Republica resistirá a todas as tempestades que contra ella se desencadeiem, por mais fortes e violentas que sejam.