Página:Manifesto do Dr. Prudente J. de Moraes Barros, ao assumir a Presidencia da Republica em 15 de Novembro de 1894.djvu/8

Wikisource, a biblioteca livre

As constantes agitações que, no primeiro quinquennio, perturbaram a vida da Republica não causaram sorpreza; eram previstas como consequencias da revolução de 15 de Novembro.

Não se realisam revoluções radicaes, substituindo a fórma de governo de uma nação, sem que nos primeiros tempos as novas instituições encontrem a resistencia e os attritos, motivados pelos interesses feridos pela revolução, que embaraçam o funccionamento regular do novo regimen.

Foi o que aconteceu ao Brazil.

Felizmente, graças à attitude patriotica, pertinaz e energica do marechal Floriano Peixoto, secundado pela grande maioria da nação, — parece estar encerrado em nossa patria o periodo das agitações, dos pronunciamentos e das revoltas, que causaram-lhe damnos inestimaveis, sendo muitos d'elles irreparaveis.

N'esta situação, exige o patriotismo que todos os brazileiros, especialmente os depositarios do poder publico, contribuam com seus esforços dedicados e perseverantes para conseguirem que a Republica seja o que deve ser — um regimen de paz e de ordem, de liberdade e de progresso, sob o imperio da justiça e da lei.

Essa é a ardente aspiração nacional, manifestada no escrutinio de 1.º de Março, porque só assim será possivel a reparação, ainda que lenta, dos damnos soffridos pelo paiz.