febril, com as alterações caracteristicas de cada periodo, apresentando os mesmos meios de contagio.
A falta d’um gabinete bacteriologico, impede-nos determinar a rigor a natureza do microbio pathogenico d’esta doença, que, por emquanto, consideramos como forma benigna da febre typhoide. Apparece indistinctamente em toda a ilha e na época acima indicada.
O typho exanthematico não é conhecido entre nós, do mesmo modo que o cholera, febre amarella e o impaludismo.
Em 1902, appareceu pela primeira vez nesta ilha, a meningite cerebroespinhal epidemica, causando algumas victimas na freguezia da Ribeirinha, onde foi o seu fóco, e em 1903 no Porto Judeu.
Tomadas todas as providencias que o caso urgia, e com o auxilio d’um hospital provisorio, conseguiu-se debellar esta epidemia que chegou a manifestar-se na cidade, onde o numero de victimas foi insignificante.
A erysipela é frequente, apresentando-se sem caracter grave, e atacando de preferencia os membros inferiores.
As febres eruptivas teem-se manifestado sempre sob a forma epidemica, como vimos no principio d’este capitulo.
Doenças dystrophicas e dyscrasicas. — Temos em primeiro o rheumatismo, manifestando-se sob varias formas e espalhado por toda a ilha, o que não admira, em presença da humidade que constantemente envolve esta ilha, não só na atmosphera como tambem no subsolo. É mais frequente o rheumatismo chronico, e pelas estatisticas vê-se mais frequente na cidade, Ribeirinha, Santa Barbara, S. Bartholomeu, Altares e Fontinhas.
A gotta, rarissimas vezes é manifestada, e só na cidade tem apparecido. Seguindo a ordem de frequencia, temos em primeiro logar a anemia ou melhor ainda a chloro-anemia, tão espalhada por quasi toda a ilha e manifestando-se indistinctamente em todas as camadas sociaes. As suas causas multiplas, e de todos conhecidas, foram já enumeradas neste capitulo.
A diabetes tem-se manifestado ultimamente em differentes pontos da ilha Terceira, com todas as suas variantes de forma e complicações. Durante muitos annos, foi desconhecida entre nós esta doença, e só, de longe em longe, apparecia um ou outro caso, se porventura o doente accusava o sabor adocicado da ourina.
Aos antigos diabeticos, cuja doença passava desapercebida por falta de meios de diagnostico, davam o nome de heticos, pelo extremo de magreza a que chegavam.
No grupo das doenças dyscrasicas, collocam-se o escorbuto, e a escrophula, sendo mais frequente esta ultima na ilha Terceira, tanto na cidade, como nas freguezias ruraes, expostas ao quadrante do S.
Das doenças virulentas, só é conhecido o carbunculo nesta ilha.