Página:Memoria justificativa do desembargador da relação da Bahia (hoje do Porto) João Carlos Leitão.pdf/14

Wikisource, a biblioteca livre
( 6 )

cabia, [1] á mais invejada Ouvidoria de Minas Geraes, Bahia, ou Pernambuco. E destes meus sentimentos já eu tinha deixado convincentes provas no Rio de Janeiro no ano de 1810, quando ahi fui solicitar, e conseguir o voltar outra vez a servir nos Açores.

Ultimadas com o anno de 1820 minhas dependencias, embarquei na Corveta de Guerra = Maria da Gloria = prestes a seguir viagem para a Bahia o Conde de Villa Flor, que a hia governar, onde esperei mez e meio, o que nunca se verificou; e, posto que todos os dias viesse a terra a saber o da sahida, erão todavia tantos, e tão encontrados os rumores, que della corrião, que tive por melhor esperar a bordo o desengano. Não tardou este de quem mo podia dar, nem eu em mudar-me para o Correio = Pandura = o qual com effeito deu á vela em Fevereiro de 1821, levando mais tres Officiaes Militares, que hião servir em Sergipe, e huma Franceza viajante, já diosa, mas em verdade amavel pelas virtudes, e instrucção, que na viagem deu a conhecer. Sem ser agourento não me prometti bens destes primeiros empeços, que parecião nascer da mudança das cousas em Portugal, que já com espantosa velocidade tinha impellido a borrasca sobre a Côrte Braziliense, e eu deixei a Opinião Publica divisa, e oscilante.

Era no vigor da contramonção, os ventos rijos, e ponteiros, a Embarcação zorreira, e assim andamos pairando quarenta dias sem poder dobrar o Cabo Frio, que demora ao Norte do Rio de Janeiro hum gráo de distancia. Já o Commandante com prudente cautela tinha mandado regrar a agua, crescia o aborrimento, e fastio; os Militares a seu modo seccavão os bofes com cigarros, e desfazião se em blasfemias, e barbatas, a Parisiense, que nada fallava o Portuguez, amiserava-se com meneios piedosos, e