Página:Memoria justificativa do desembargador da relação da Bahia (hoje do Porto) João Carlos Leitão.pdf/15

Wikisource, a biblioteca livre
( 7 )

de vez em vez lá murmurava mansinho o seu bon dieu; e eu menos affrontado destes incommodos, como mais avezado a elles, fallava pouco, e pensava mais, affigurando-se-me o despenhadeiro, em que a Patria hia precipitar-se, a desgraça de minha Familia, toda feminil, e os Amigos bandeados em opiniões, e por ventura victimas do furor anarchico; e alfim o quadro horroroso do Brazil, quando nelle prendesse o fogo revolucionario.

Alanceavão-me o coração estas idéas, que mais se aguçavão com a lição dos riquissimos livros, que a sabia Franceza me liberalisava, e que por caso espessas vezes cahia em factos das Revoluções antigas, e modernas do Mundo.

"Ah seductoras Theorias (me dizia eu a mim mesmo) que de mares de sangue não tendes custado á Humanidade! Vós sois as lucubrações dos sabios, mas homens, ambiciosos de honras, e empregos, avarentos de riquezas, e mais amantes da sua, que da pública felicidade. As virtudes de Catão morrêrão com elle, e a Natureza espavorida com tão grande perda quebrou o molde do coração deste homem raro; e desde então já não acerta em formar outro semelhante."

Mudado o tempo com algumas trovoadas, rondou o vento ao Sul; e na altura da Capitania do Espirito Santo houvemos vista de huma Embarcação costeira, que nos deu falla, e a noticia de se ter proclamado na Bahia a Constituição Portugueza com a instalação de huma Junta Governativa, e que o Conde de Palma, refuzando-se a ser Presidente della, se havia retirado ao Rio de Janeiro. "Correu algum sangue, (accrescentou o Mestre) e a Cidade ainda fica em grande confusão. Eu lévo o Governador de Sergipe, que a Junta depôz, por não querer abraçar o novo Systema." Démos lhe a boa viagem do costume, e o Commandante, de-