Página:Memoria justificativa do desembargador da relação da Bahia (hoje do Porto) João Carlos Leitão.pdf/30

Wikisource, a biblioteca livre
( 22 )


    quem viajava, como eu, entre sustos, e desgostos por aquelles desgraciados dias, podia fazer demorado exame sobre tão encantador objecto. Eu vi o grande Tiiú, que terá dous corpos de hum Perú, branco, e preto, de pernas altas, e bico comprido algum tanto adunco na ponta: tive algumas pennas das azas, que são mais grossas que o dedo pollegar do homem.
    O Jaburú Moléque, que parece pertencer á mesina familia, só com a differença de ser hum pouco mais pequeno, e quasi todo branco, com o pescoço, cabeça, e bico preto; circumstancia que lhe ganhou dos naturaes o segundo none, porque, em verdade, visto de longe representa a hum Negro de oito a dez annos em camisa.
    Andão sempre estas Aves embandadas, e he para admirar o modo sagaz, porque apanhão o peixe. Entrão em duas alas pela parte em que o Rio dá mais vau formão hum largo cerco, que estreitão á medida que ajuntão, e enxotão com os pés o peixe para terra, e mergulhando os longos bicos o vão apanhando, e atirando ás Coroas, onde depois o repartem, e comem. He facto muitas vezes observado.
    Tambem notei as Colhereiras, que são como os nossos Patos, porém mais esguias do corpo, e de collo mais extenso, as pennas são côr de roza, e o bico semelha a huma colher, que por isso assim se chamão. São ageis no vôo, e recendem muito a peixe. Entre tanta multidão, e variedades pude estremar ainda outra, a que chamão Garça, mas inteiramente differente das de Portugal, e mais se parece com as nossas Cegonhas; são todas cinzentas, e de bico amarello; outras ha brancas, e mais pequenas. E igualmente a Carauna, do tamanho de huma Galinha, e toda preta, usa mais dos pés, que das azas, correndo, e saltando com grande velocidade pelas praias, e bar-