Página:Memoria justificativa do desembargador da relação da Bahia (hoje do Porto) João Carlos Leitão.pdf/31

Wikisource, a biblioteca livre
( 23 )


    rancos; e quando sente gente esconde-se. São estas as Aves, que pela sua grandeza excitárão a minha curiosidade na parte do Rio, que naveguei; porque sería trabalho de muito tempo distinguir centenas de outras mais pequenas, que delle se alimentão; entre tanto cuidei descobrir entre ellas as nossas Gaivotas, Maçaricos, Patos, e Marrécos bravos, Corvos marinhos, e Mergulhões, e, se o não são, desculpa-se o engano com a razão de semelhança.
    Voltando ás cousas da Comarca, de que me havia desviado tão deleitosa materia, he ella cortada de alguns Rios grandes, e em parte navegaveis, além de infinitos Riachos, e Ribeirões. Tem entre elles o primeiro lugar o Rio Grande, que, fertilizando com as suas aguas a nova Villa de Campo Largo, vem fazer barra na deste nome. Abunda de peixe, e excellentes Fazendas de crear; mas desagrada aos olhos por estreito, ermo, e sombrio; e pelos muitos meandros, que forma, faz grandemente trabalhosa a navegação. Vem desaguar nelle os Rios Branco, Verde, o das Ondas, e outros, que não merecem particular menção; e ultimamente o Rio Preto, onde entrão até certa distancia algumas Canoas com difficuldades, e deriva a sua origem das visinhanças da Villa. de Paranaguá pertencente á Provincia de Oeiras. Nas suas margens está sita huma Freguezia denominada Santa Rita, que forma parte dos Termos das Villas da Barra, e Campo Largo. Os seus Habitantes são creadores de gados; mas já ahi trabalhão algumas Engenhocas de rapaduras, e agua-ardente.
    Aqui se apanhão as formosissimas Calindés, que são certa especie de Araras todas amarellas, e os melhores Papagaios do Brazil, não só pela gentileza, e variedade das suas cores, mas ainda pela clareza da voz, e natural docilidade para fallar tudo quanto lhes ensinão, e ouvem, e a monstruosa Cobra d'agua chamada == Sucuriú == tão famosa pela