Página:Memoria justificativa do desembargador da relação da Bahia (hoje do Porto) João Carlos Leitão.pdf/36

Wikisource, a biblioteca livre
( 28 )


    curadas a Ema, que por assáz conhecida sómente referirei della o que ouvi contar aos Naturaes ácerca da guerra, que tem com a Cobra Cascavel, de que sempre sahe victoriosa. Avistão se as duas inimigas entre os matos, e destemidas correm huma á outra. A Cascavel entona o collo, chama á lingua o veneno, e sacode a cauda soante, como para intimidar a sua contraria, e veloz lhe atira o bote, mas a Ave ardilosa, offerecendo a aza, o apara, e falsa, e com o rigissimo bico a apanha, estraçoa e come. A Jacú, que se domestica, e ceva como a galinha, mas de carne mais gostosa; a Zabelé, a Pomba, e Rola, de que ha varias especies, mas todas differentes das nossas; o Tocano de bico amarello, e vermelho; e infindas outras, de que a memoria não pôde conservar-me os nomes.
    Nada mais encantador que vêr a variedade, e formosura de tantas familias de passaros, que adornão este Certão; nelles por certo quiz apurar a Natureza todos os seus pinceis, e esgotar o melhor mimo das suas tintas. Alli se achão barros finissimos, e varios na côr, principalmente nas margens dos Rios, e na occasião das vasantes; muitas, e diversas resinas d'arvores, oleos, e azeites, que se extrahem de fructas silvestres; differentes meis, e cêra de abelhas; de que ha muitas especies; e a vegetal, que se apanha nas folhas de certas arvores. Pela experiencia tem descoberto os Indigenas a virtude medicinal de muitas ervas, raizes, e cascas d'arvores, como a Quina, a unha d'Anta, e outros amargos tão uteis contra a sua doença endemica das sezões. Que riquezas não tiraria o Estado, se lá chegasse a analyse da Chimica, e Botanica!
    No meio da molesa, e inercia, em que vivem aquelles Póvos vi trabalhar olarias de tijolo, e telhas, fornos de cal, e optimos curtumes de pelles. Ha tanibem nas Villas de Campo Largo, e Pilão. arcado bastantes Salinas.