Página:Memoria justificativa do desembargador da relação da Bahia (hoje do Porto) João Carlos Leitão.pdf/38

Wikisource, a biblioteca livre
( 30 )


    parte incultas Algumas tem mais de legua de comprimento, e os Creadores as arrendão annualmente ás Camaras para refresco dos gados; e outras, mas bem poucas, as tomão os pobres para plantar mandioca, pagando certa quota por cada enxada. He a principal a do Miradouro, tem huma decente Ermida, e está bem povoada, e cultivada: pertence no espiritual á Villa da Barra, e no civil, e militar ao Julgado de Chiq-chiq na Jacobina.
    Tem havido sobre o dominio della, e ainda ha, teimosas contestações entre as Provincias de Pernambuco, e Bahia, et adhuc sub judice lis est. Sobejo he quanto fica referido para se ajuisar das vantagens, e utilidades, que se devião esperar desta nova Comarca creada, e protegida no tempo de hum Ministerio legitimo, vigilante, e sabio.

    Por Decreto de 17 de Dezembro de 1812. Foi ElRei Nosso Senhor Servido Conferir-me o Lugar de Provedor dos Residuos e Capellas da Comarca d'Angra, que não cheguei a servir, porque só no anno de 1819 he que me foi nomeado Successor ao de Juiz de Fóra da Graciosa, que occupei perto de nove annos; e já por esse tempo em Resolução de Consulta do Desembargo do Paço de Lisboa tinha sido Despachado outro Bacharel para aquella Provedoria.

    Era o nome da Passageira Franceza.

    Não sou delator, por isso os não nomeio, mas he certo que alguns Europeos entrarão neste nefario conmettimento

    ...que tambem dos Portuguezes.
    Alguns traidores houve algumas vezes.

    Camões.

    Pertence a Minas Geraes apezar de estar situado em terreno da Bahia, que ainda se estende até ao Rio Verde, obra de seis legoas acima. Tem hum Fiel, ou Administrador, e a sua Guarnição