Página:Memoria justificativa do desembargador da relação da Bahia (hoje do Porto) João Carlos Leitão.pdf/39

Wikisource, a biblioteca livre
( 31 )


    compõem-se de oito a dez Soldados commandados por hum Furriel. Aqui pagão Direitos todos os generos do Commercio, que sobem, e descem, excepto os mantimentos, e começa a estrada para as Villas de Caitité, Rio de Contas, e Bahia, por cuja razão he diariamente frequentado de Viajores.
    Do lado opposto na barra do Rio Carinhanha ha Barca Real, paga para a passagem de ambos os Rios, bem como no sitio do Mato, povoação proxima ao Corrente, e nas Villas da Barra, e Pilão arcado; andão arrendadas triennalmente, e o seu rendimento he remettido á Junta da Fazenda de Pernambuco Usa o gado vacum atravessar a nado, e he para dizer-se o ardil, porque os Passadores o conseguem. Encurralado em hum cerco de estacaria junto ao Rio, lança-se a nadar hum homem todo nú, e só com huma gorra de couro na cabeça, armada de duas grandes hasteas de boi, e, ao mesmo tempo, de terra tocão, e aguilhoão a boiada, a qual entra n'agua, e vai seguindo o mentido guia até á outra banda. Sobre muito maleitoso, e triste he quasi todos os dias perturbado este lugar do Registo com brigas, e desordens dos Soldados, e Moradores da Povoação pouco distante dos Quarteis, a que huns, e outros dão causa.

    Aqui vai o artigo, que me respeita, fielmente copiado do Original que tenho.
    "O Capitão Mór de Pilão arcado Liberato José Leite Pereira, avisou por hum Officio de 12 de Março a Excellentissima Junta, que dous Marinheiros, isto he, Europeos, fugidos deste Recife, unidos ao Ouvidor, tambem Marinheiro, na Villa da Barra, armárão hum partido na Carinhanha, com relações com os Marinheiros do Caitité, e Rio de Contas, que estão a favor do systema de Lisboa. Elles tem ajuntado gentes armadas, e tomado huma aptitude hostil.