Página:Memoria justificativa do desembargador da relação da Bahia (hoje do Porto) João Carlos Leitão.pdf/43

Wikisource, a biblioteca livre
( 35 )


    tisse ahi a opinião Publica estremecida, assentei de apressurar a viagem, e não dar falla nas Villas, e Julgados, que ainda tinha a passar, fazendo as noites em ranchos fóra delles.
    Com este estudado silencio atravessei a grande, e opulenta Villa do Sabará largamente estendida na baixa de huma altissima montanha, e cortada de Norte a Sul pelo sobre mencionado Rio. Dista daquelle Julgado tres leguas assásmente trabalhosas de andar, por ser todo o caminho montuosissimo. Fui notando alguns dias por aquelles arredores os grandes, e antigos trabalhos das minas do oiro, hoje em dia tão escassamente respondidos delle; e muitos Arraiaes, e Povoações (a que não tomei os nomes) por esse motivo quasi de todo abandonados; ao mesmo passo que vi outros florecendo unicamente pelo ramo d'agricultura. De igual sorte gozão as Villas de Queluz, e Barbacena collocadas na estrada, que seguia, com optimos Edificios, e bem povoadas.
    Corria o mez de Julho quando finalmente entrei na estrada das Matas por extremo enfadonha, e penosa; e em alguns lugares até medonha, porque o Viandante, pelo espaço de mais de quarenta legoas, tem de subir, e descer a cada passo montes, e serras altissimas; estes incómmodos porém são largamente compensados com boas, e frequentissimas rancharias, excellentes aguas, e toda a qualidade de mantimentos, vinhos, hortaliças, e fructas. Todas ellas são povoadissimas, e ricas de grandes Engenhos d'assucar, agua-ardente de cana e Roças, Vinhas, Pomares de pecegos, e marmélos, e magestosas Casarias. Quasi em meio estão os Registos dos Rios Paraibuna, e Paraiba, distantes, cinco leguas hum do outro, onde pagão Direitos todos os generos, que descem para a Côrte do Rio de Janeiro, bem como o fazem no de Mathias Barbosa os