Página:Memoria sobre a historia e administração do municipio de Setubal.djvu/18

Wikisource, a biblioteca livre

mas os árabes podiam com propriedade chamar Alcácer do Sal a uma serie de lugares da costa.»

Além do que, a denominação de Alcácer do Sal é moderna, porque os árabes chamavam-lhe simplesmente Cacer, Alcácer.

Finalmente, o Sr. Alexandre Herculano , cuja profundidade de estudos neste género ainda ninguém igualou entre nós, dá-nos Alcácer do Sal no mesmo sítio em que se acha hoje, diz-nos que as ruínas que lá vemos são as dessa outrora importante cidade comercial, a despeito da opinião de Edrisi, que o sr. Herculano tantas vezes cita, de que Salacia ficava na margem esquerda do Chetawir (Sado.)

Quanto à hipótese, por nós apresentada, do braço do Sado que banhava, golpeando-o, o terreno onde está a actual cidade de Setúbal, são muitas as indicações que nos levam a aceitá-la, e vamos numerar essas indicações para maior clareza do texto:

1.ª A confraria da Misericórdia de Setúbal, parece haver estado, em tempos remotos, estabelecida na igreja de Santa Maria dos Anjos, no sitio denominado Sapal de Troino; Junto a esta igreja havia uma praia inculta, que foi dada a Álvaro Dias por el-rei D. Afonso V em 1444 ; nessa praia havia marinhas que estavam perdidas; Álvaro Dias plantou vinhas e fez hortas, e umas e outras legou por sua morte à confraria de Nossa Senhora Anunciada, da qual houve depois o senhorio delas D. Justa Rodrigues Pereira, para ali edificar o convento de Jesus.
2.ª Como em outro lugar dizemos, o vale em que se acha edificada a atual cidade de Setúbal julgamo-lo formado pelas argilas e gredas que as correntes trouxeram das alturas do ocidente, e pelas arenatas que vieram de oriente.
3.ª Tão claros são ainda neste vale os vestígios do mar, com que o braço do Sado comunicava por algum modo, que, após não profundas excavações, é frequente encontrar porção considerável de cascas de amêijoas e outros detritos marinhos; bem como se encontram nos outeiros da Saúde e do Lindo Retiro,